quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CHEGADA À GRACIOSA MARCADA PELO MAU TEMPO

Os meus primeiros dias na Graciosa foram marcados pelo mau tempo e pelas consequências da passagem do temporal com um nome feminino e simpático, Nadine. Apesar de tudo, era maior o alerta e a preocupação de quem seguia as ocorrências pela televisão e me ligava do continente do que propriamente de quem aqui estava. A princípio, ainda no dia 19 de Setembro, muito vento a fazer esvoaçar as árvores altaneiras da praça central. Depois, muita chuva durante a noite de 19 para 20 e durante esse dia. Finalmente dia 21 iniciei a caminhada pela ilha, uma caminhada algo esvoaçante, ainda com uma ventania grande, o mar muito azul escuro, a espuma branca a esfiar-se nos rochedos negros. Enquanto caminhava, o som do mar e do vento eram permanentes. Como trazia o sopro do vento nas costas este impelia-me a seguir caminho e só verdadeiramente me incomodava quando, como na Ponta da Barca ou mais tarde nas arribas junto a Porto Afonso pretendia fotografar junto à costa. nadine mau tempo 2 mau tempo 1

4 comentários:

  1. Prezado Nuno, estou a ler teu livro "Portugal a Pé" e já aguardo o novo, sobre as ilhas dos Açores. Você deve saber, mas lembro-te que aqui no Brasil, na região mais ao Sul (mais precisamente na Ilha de Santa Catarina), houve uma imigração importante de açorianos no século passado. Os atuais habitantes de Florianópolis, descendentes dos açorianos, são conhecidos como "manezinhos da Ilha" e tem um sotaque diferente, falam como se estivessem a cantar, muito interessante. Desejo-te uma ótima caminhada e que tudo corra bem.
    Abraços do
    José Carlos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, José. Abraço desde a Graciosa!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Também adquiri o Portugal a Pé. Aí na Graciosa não deixe de conctactar o Rolando (e a Tita) da Nautigraciosa, para dicas no mar, e em terra.
    Abraço,
    OB

    ResponderEliminar