sexta-feira, 6 de abril de 2012

MANUEL REDONDO, ÁGUA RETORTA: "POUCOS CULTIVAM"

P1020240
Manuel Redondo, 73 anos, trabalhou dez anos como ferroviário no Canadá mas regressou a Água Retorta onde para não enferrujar, como explica, vai todos os dias para o campo dedicar-se a um ritual quase em extinção: Semear. "Quando eu era novo toda a gente aqui vivia da lavoura. A gente estava plantando o milho e conversando uns com os outros. Agora, os que trabalham, vão vivendo da pecuária. Os outros emigraram".
Água Retorta chegou a ter 1700 pessoas, hoje tem pouco mais de 490, que vivem rodeadas de pastos. "Essas pastagens, dantes eram campos cultivados". Manuel Redondo continua a semear milho, alho, pimentão, feijão, batata. "Com essa crise, qualquer dia vão ter de voltar à lavaoura".

5 comentários:

  1. Nuno arranja-me a direção do Museu do Benfica...
    Abraço - AM

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual como ele dis qualquer dia teremos de voltar a lavoura e ai muitos portugueses mimados vão emigrar pois trabalhar na agricultura mesmo com maquinas é um trabalho muito duro. A minha avó tem lá as coisas semeadas e nota-se bem o dinheiro que se poupa em não comprar e cultivar para além de sabermos o que comemos também temos sempre aquele gosto de saber que foi fruto do nosso trabalho e que acaba por ficar sempre mais barato que ir comprar aos supermercados e acaba por ser mais saudável ou seja fica sempre melhor semear mas a juventude de agora não quer trabalho

    ResponderEliminar
  3. Este Senhor é meu avô. Apesar de sempre me ter incentivado a estudar,ensinou-me a trabalhar a terra. Ele diz e com razão: O saber não ocupa lugar. Segui com os estudo mas,depois de uma licenciatura e de um mestrado, ainda aprendo todos os dias com ele.

    ResponderEliminar
  4. Então parabéns Sérgio porque tem um grande avô. Abraço!

    ResponderEliminar