segunda-feira, 16 de abril de 2012

FADO EM PONTA GARÇA

Ponta Garça é uma freguesia rural que tem a particularidade de ser a mais comprida da ilha. As casas acumulam-se encostadas umas às outras entre curvas e lombas, numa serpente que vai da Praia D'Amora até à Ribeira das Taínhas, já perto de Vila Franca do Campo.
Quando soube que dias mais tarde iria ali realizar-se uma sessão de fados jurei regressar. E voltei (desta vez no conforto de uma viatura e num dia sem chuva).
18-Carina Vieira, fadista amadora de Vila Franca do Campo, Noite de Fados em Ponta Garça
Carina Vieira, 19 anos

Os fadistas eram todos amadores e de Vila Franca do Campo. A excepção era o veterano Alfredo Gago da Câmara, organizador convidado pela câmara de Vila Franca do Campo a criar encontros de fado com fadistas locais em freguesias do concelho. Nessa noite, era a vez de Ponta Garça. A casa demorou a encher, não fossem muitos dos homens de Ponta Garça gente que trabalha na pecuária e chega tarde a casa. Comentei com alguém que o evento tinha sido bem divulgado na internet. "Oh mas eles só vão à internet para ver os subsídios".
Percebi também algumas outras peculiaridades da sessão quando o segundo fadista elogiou vivamente o mandato do autarca actual e desejou que ficasse por muito tempo, depois de vários cumprimentos às excelências que se sentavam na primeira fila representando o governo e a autarquia.
Alfredo Gago da Câmara explicou-me que embora não existam espaços para fadistas como Márcia Guerreiro, que já actuou num festival nacional de fado, para Graça Prata ou para Carina Vieira, qualidade vocal não lhes falta. Sempre que pode, Alfredo Gago da Câmara abre o espaço onde actua em Ponta Delgada aos amadores. "Está aqui um trabalho grande de treino e ensaio, o fado é uma aprendizagem permanente, um estado de alma que vai crescendo dentro de nós ao longo dos anos".

P1030719
O público não regateou aplausos nem aos músicos profissionais que acompanham Alfredo Gago da Câmara nem aos amadores, reprresentados nas primeiras filas pelas famílias e amigos.
P1030780
Fadistas, todos de Vila Franca do Campo: Carina Vieira, Graça Prata, Sandra Ventura, Márcia Guerreiro, Alfredo Gago da Câmara, Henrique Pires, Jorge Gago da Câmara, Vitor Prata.
Guitarristas: Alfredo Gago da Câmara, José Victor Prata, Manuel Paiva.
Violistas: Carlos Estrela e Jorge Gago da Câmara
Contrabaixo: André Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário