VIAGEM A PÉ PELAS NOVE ILHAS DOS AÇORES REALIZADA EM 2012 PELO JORNALISTA NUNO FERREIRA (REVISTA EPICUR E REVISTA ONLINE CAFÉ PORTUGAL, autor do livro "PORTUGAL A PÉ", EDIÇÃO VERTIMAG) APOIO VERTIMAG, Pousadas de Juventude dos Açores e SATA Contacto: nunocountry@gmail.com
domingo, 13 de janeiro de 2013
PRAIA DO NORTE, TERRA VULCÂNICA
Esta foi uma das freguesias bastante afectadas pela erupção dos Capelinhos. A Igreja, por exemplo, foi construída no início dos anos 60 do século passado uma vez que a capela ficou destruída durante a crise vulcânica.
Paro num chafariz onde se lê que a 12 de Maio de 1958, enquanto o vulcão dos Capelinhos se mantinha em actividade, ao anoitecer a terra começou a tremer com mais intensidade, levando o povo da Praia do Norte a abandonar as suas casas e a reunir-se ali. "Reuniram-se junto deste chafariz e foi-lhes dada a absolvição geral pelo padre Henrique Pinheiro Escobar". A população foi acolhida pelo povo das freguesias de Cedros, Salão e Ribeirinha. Nessa noite a freguesia ficaria completamente destruída.
A zona já fora desvastada em 1672 por uma erupção no Cabeço do Fogo que sorretara de lava parte das freguesias do Capelo e Praia do Norte e provocara a emigração de gente da zona para o Brasil. As regiões brasileiras de acolhimento foram sobretudo o Pará e o Maranhão, a norte e Santa Catarina, a sul.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
soterrara
ResponderEliminar